O PROTÓTIPO SOLAR IMPULSE FUNCIONA COM 12 MIL CÉLULAS FOTOVOLTAICAS, QUE PRODUZEM ELETRICIDADE SUFICIENTE PARA CARREGAR UMA BATERIA DE LÍTIO DE 400 QUILOS
Após 14 horas de voo, a primeira aeronave tripulada movida exclusivamente por energia solar pousou na madrugada de domingo (16/06) no aeroporto internacional de Dulles, perto da capital dos Estados Unidos, Washington DC. O avião pilotado pelo suíço Bertrand Piccard cruzou os Estados Unidos de costa a costa.
A missão Across America 2013, que foi dividida pelos criadores do avião, Bertrand Piccard e André Borschberg, em cinco partes, começou no início de maio em São Francisco, Califórnia. Em julho, será concluída a última etapa da missão quando o avião chegará ao aeroporto JFK, em Nova York.
O protótipo Solar Impulse funciona com 12 mil células fotovoltaicas, que produzem eletricidade suficiente para carregar a sua bateria de lítio de 400 quilos. O avião pode voar de dia e de noite, possui 1,6 tonelada de fibra de carbono, com envergadura de 63,4 metros, pode alcançar 8.230 metros de altitude e uma velocidade cruzeiro de 70 quilômetros por hora.
O projeto vem sendo desenvolvido há dez anos e teve o seu primeiro voo realizado em junho de 2009. Piccard e Borschberg pretendem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada do protótipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário