Nova medida para táxis intermunicipais entra em vigor próxima segunda-feira (10)

Foto: Gildo Bento
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) informa que, a partir da próxima segunda-feira, 10, os táxis de lotação intermunicipais terão que desembarcar os passageiros no Largo Porcino Costa, localizado na Avenida Rio Branco, ao lado da Estação das Artes. Após o desembarque, os táxis intermunicipais deverão se deslocar para o ponto de apoio, não podendo mais estacionar ou circular em busca de passageiros no Centro da cidade. A medida já vinha sendo discutida com os taxistas há alguns meses e será colocada em vigor na próxima semana.

    De acordo com a nova regra, depois do desembarque ao lado da Estação das Artes, os táxis intermunicipais devem se deslocar para o ponto A, localizado na Avenida Felipe Camarão, na parada do Aeroporto; ou para o ponto B, localizado no Parque Armando Buá, onde acontece a tradicional Feira do Bode. A alteração do local de embarque e desembarque de passageiros faz parte do Novo Sistema de Transporte Público, implantado no dia 1º de julho de 2015.

    O Ponto denominado A, localizado na Rua Felipe Camarão, Bairro Aeroporto, ficará destinado a receber os veículos oriundos das cidades de: Tibau, Grossos, Icapuí, Maisa, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caraúbas, Frutuoso Gomes, Itau, Janduís, João Dias, Lucrécia, Major Sales, Gov Dix. Sept Rosado, Martins, Messias Targino, Olho D'Água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, Rafael Godeiro, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra e Umarizal.

     Já o Ponto denominado B, situado no Parque de Exposição Armando Buá, localizado na Avenida Francisco Mota s/nº, Bairro Costa e Silva, ficará destinado a receber os veículos oriundos das cidades de: Assú, Ipanguaçú, Upanema, Natal, Macau, Santana do Mato, Jucurutu, Angicos, Serra do Mel, Carnaubais, Itajá, Porto do Mangue, Areia Branca, Alto do Rodrigues, Caicó, São Miguel, Paraú, Fernando Pedrosa e Triunfo Potiguar.

     Além do local específico para embarcar e desembarcar os passageiros, os táxis intermunicipais terão um trajeto definido para percorrer dentro da cidade. O táxi que for encontrado fora da rota vai receber a orientação de qual o percurso correto a se fazer. Caso o taxista insista em fazer o percurso fora do padrão, o motorista será notificado.

     Para fiscalizar o trajeto dos táxis e o embarque e desembarque de passageiros, uma equipe de fiscalização da Semob vai fazer rondas pelos locais. O objetivo da Semob é proteger o transporte público e evitar que os táxis peguem os passageiros das paradas dos ônibus. “Os agentes vão fiscalizar os trajetos e toda essa questão de embarque e desembarque. A medida começa a valer na quarta-feira e já vamos começar a fiscalização. Os taxistas já foram informados e sabem o que podem e não podem fazer”, avisa Marcondes da Silva, gerente executivo de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário